Inscrições abertas para o Seminário “22+100: Modernismo e Vanguardas”

As reverberações da Semana de Arte Moderna de 1922 serão discutidas no “Seminário 22 + 100: Modernismo e Vanguardas”, que ocorrerá de 29 de novembro e 1º de dezembro, no Auditório Paulo Freire, no prédio do ICHS. O evento contará com a presença de professores convidados de várias universidades.

A organização do Seminário é do Grupo de Pesquisa Literaturas, Linguagens e Contextos – UFRRJ, vinculado ao curso de graduação em Letras, do ICHS.

As inscrições estão abertas a todos até o dia 30 de novembro e podem ser feitas pelo link: https://linktr.ee/smvufrrj 

Informações sobre as palestras e os convidados estão na página do evento no Instagram: https://www.instagram.com/smvufrrj/

 

Programação do Seminário 22+100 = Modernismo e Vanguardas:

Dia 29 de novembro (terça-feira)

14:00 – Abertura artística e oficial do evento – Pelos organizadores do Seminário com a presença de representantes da Reitoria, do Instituto de Ciências Sociais e Humanas e do Departamento de Letras e Comunicação.

15:00 – 16:30 – Poesia Modernista e Ecos Contemporâneos – Com as palestras de Marcelo Diniz (UFRJ) e Célia Pedrosa (UFF). Mediador: Roberto Bozzetti.

17:00 – 18:30 – T.S. Eliot: poeta moderno – Com as palestras de André Deschamps (SBCI) e Marco Antônio Coutinho Jorge (UERJ). Mediador: Anderson Gomes.
Local: Auditório Paulo Freire (ICHS)

Dia 30 de novembro (quarta-feira)

14:00 – 15:30 – Escritoras brasileiras: feminismo e modernidade – Com as palestras de Eurídice Figueiredo (UFF) e Suzane Silveira (UFRJ). Mediadora: Anna Faedrich.

16:00 – 17:30 – Teatro e Modernismo – Com as palestras de Gilberto Figueiredo Martins (FCL/Unesp – Assis) e Sérgio de Carvalho (ECA/USP). Mediadora: Claudia Barbieri.

18:00 – 19:30 – Reverberações comparatistas do Modernismo – Com as palestras de José Luís Jobim (UFF) e Pedro Duarte (PUC-Rio). Mediador: Christian Dutilleux.
Local: Auditório Paulo Freire (ICHS)

Dia 1º de dezembro (quinta-feira)

14:00 – 15:30 – No Modernismo, a contrapelo – Com as palestras de Everton Barbosa (UERJ) e Rodrigo Jorge (IEB/ USP). Mediador: Marcos Pasche.

16:00 – 17:30 – Joyce e o Modernismo – Com as palestras de Tarso do Amaral (UERJ/FFP) e Pedro Sala Vieira (UFF). Mediadora: Elisa Abrantes.

18:00 – 19:30 – Prosa modernista – Com as palestras de Ângela Dias (UFF) e Eduardo Coutinho (UFRJ). Mediadora: Regina Lúcia de Faria.

20:00 – Encerramento do Seminário.
Local: Auditório Paulo Freire (ICHS)

 

Últimas Notícias

Inscrições para candidatos a representantes no Consuni do ICHS

Estão abertas as inscrições para representantes discentes, docentes e técnicos junto ao Conselho do Instituto de Ciências Humanas e Sociais leia mais

09/06/2025

ICHS reflete sobre os 40 anos do fim da ditadura com cine debate no Paulo Freire

    Na quinta-feira (22/5), o Auditório Paulo Freire, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal leia mais

30/05/2025

Resultado final da seleção para concessão de bolsas de apoio técnico-acadêmico – Edital 10/2025- PROAES/UFRRJ

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) torna público o resultado final referente ao Edital 10-2025,para concessão de 2 (duas) bolsas de leia mais

10/04/2025

Grupo de Extensão do ICHS atua em atenção aos atingidos por desastre climático

Dois anos depois da tragédia em São Sebastião (SP), alunos e professores da Rural trabalham com uma comunidade que, além leia mais

09/04/2025

Duas vagas para bolsistas de apoio técnico à Direção do ICHS

O Instituto de Ciências Humanas e Sociais e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis divulgam o edital de processo seletivo para leia mais

21/03/2025

Exposição Conspira na Rua reúne fotografias do cotidiano

Reparou algo diferente nos corredores do ICHS? Desde a última semana de outubro, a  exposição fotográfica “Conspira Na Rua” está leia mais

18/11/2024

mais notícias


Notícias Relacionadas

Grupo de Extensão do ICHS atua em atenção aos atingidos por desastre climático

Curso de extensão em Políticas Públicas finaliza etapa de oficinas de agendas locais

São João de Meriti e Duque de Caxias realizam oficinas de construção de agendas no curso de Políticas Públicas

Curso de Políticas Públicas, Desenvolvimento e Direito à Cidade inicia a etapa de construção de agendas

Petrópolis e Três Rios realizam oficinas de diagnóstico no curso de Políticas Públicas

Pular para o conteúdo